Lipoaspiração

A lipoaspiração remove, de modo rápido e definitivo, o excesso de gordura de algumas regiões do corpo, comumente abdômen e quadris, e aprimora a cintura do paciente, fazendo com que outras regiões, como glúteos, se destaquem.

Com o auxílio de cânulas, o cirurgião plástico promove a sucção da gordura em excesso, até atingir, no máximo, 7% do peso corporal. Este limite preserva a saúde do paciente, posta em risco a partir deste número. O cirurgião plástico poderá optar entre a anestesia geral, peridural ou local assistida, conforme a região a ser tratada e características do paciente.

Evidentemente, existirá uma redução de peso, variável conforme o volume corporal retirado de cada paciente. Contudo, os quilos a menos não são os responsáveis  pelo   resultado  estético,  mas  sim  as  proporções  que  cada  área mantém com o restante do corpo.

 

São três os itens observados para se avaliar o resultado: qualidade da elasticidade da pele, quantidade e localização da gordura.

 

 

 

Principais dúvidas:

 

Quem possui indicação?

Pessoas insatisfeitas com a aparência da região dos quadris, culotes, abdômen, braços, papada e coxas devido ao acúmulo de gordura têm a lipoaspiração como uma excelente opção para correção desses incômodos.

 

A célula gordurosa lipoaspirada pode voltar?

O resultado da lipoaspiração não é alterado se você passar a consumir uma alimentação balanceada, evitando a ingestão exagerada de gorduras. Caso siga uma dieta rica em gordura, os depósitos voltarão a aparecer.

 

Qual a melhor técnica de lipoaspiração?

A lipoaspiração possui diversas técnicas, entre elas a lipoescultura, a minilipo, a hidrolipo , de modo que é necessário uma avaliação médica para saber qual é a mais indicada para seu corpo.

 

Em quais regiões posso fazer a lipoaspiração?

Podem ser submetidas à lipoaspiração regiões que apresentam acúmulo de gordura localizada, tais como flancos (lateral da barriga), coxas, culotes, abdômen, entre outras.

 

Existe algum risco?

Felizmente, complicações significantes em lipoaspiração são infrequentes. Todos os anos, milhares de pessoas são submetidas com sucesso a lipoaspiração, sem maiores problemas e com bons resultados. Algumas das complicações em potencial incluem sangramento, infecção e diminuição da sensibilidade da pele. No entanto, as complicações mais frequentes são as irregularidades de contorno, incluindo depressões ou nodulações da pele, e estão na maioria das vezes relacionadas a quantidade de gordura removida. De um modo geral, vale o conceito quanto mais gordura se retira, maior a chance de se ter um irregularidade.

 

Como é o pós-operatório?

Existe alguma dor, que varia de paciente a paciente. E que tende ser maior quanto maior é a lipoaspiração. Na maioria das vezes desaparece em 4 dias. Há também edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), da mesma maneira que a dor, tendem a ser mais intensos quanto maior for a lipoaspiração. Após a cirurgia é necessário usa uma cinta cirúrgica por cerca de 3 meses, com o objetivo de diminuir o edema (inchaço). Além disso é necessário fazer um repouso relativo. O retorno às atividades leva de 1 a 2 semanas.

 

Quanto tempo os resultados irão permanecer?

Os resultados podem ser vistos logo após a cirurgia, mesmo com todo o inchaço presente. Com cerca de dois meses podemos ver a maior parte dos resultados. Mas o resultado definitivo aparece com cerca de 6 meses de cirurgia. E permanecem enquanto o paciente mantiver o peso. Mesmo que você ganhe peso, a tendência é que a gordura se acumule de forma mais equilibrada que antes da cirurgia. E se você emagrecer novamente, o resultado tende a voltar.

Durante o primeiro mês, é normal que o corpo apresente inchaço e até edemas em algumas regiões, mas esses incômodos tendem a desaparecer  até o sexto mês de recuperação. Seguindo as orientações de seu médico, o paciente usará por um mês uma cinta especial com a intenção de preservar a região tratada e promover condições mais rápidas de recuperação no pós-operatório da lipoaspiração. Ainda é possível associar tratamentos e exercícios para a modelagem da silhueta. O resultado ficará mais visível a cada mês, podendo ser avaliado após os seis meses.

© 2013 Todos os direitos reservados.

​Clínica Spani Vendramin