Atividades Físicas



A Clínica Spani Vendramin reuniu algumas dicas de especialistas para aperfeiçoar seu treinamento e sua prática de atividades físicas. Confira:

1 - Uma rotina regrada de musculação e alongamento podem fazer seu treinamento render mais.

2 - Uma avaliação física completa é importante para avaliar seus pontos fracos e fortes. Com ela, é possível traçar o melhor treino.

3 - Procure correr com roupas leves, para melhor absorção do suor e maior conforto. Sempre utilize protetor solar e boné. As mulheres devem correr com tops mais justos, para evitar desconforto.

4 - Procure ingerir bastante água e/ou isotônico. Evite tomar bebidas estimulantes como café ou energéticos antes da prova, pois podem alterar os batimentos cardíacos.

5 - Na largada da prova, podem existir obstáculos como buracos ou cavaletes, assim como pessoas distraídas. Preste atenção para evitar acidentes.

6 - A aquisição de um tênis de corrida deve obedecer certos critérios. Quem corre até 8 km/h causa mais impacto na região do calcanhar. Por isso, é indicado comprar um tênis com amortecedores nesta região. Já quem corre acima desta velocidade média pressiona mais as pontas dos pés e precisa, portanto, de tênis com amortecimento em toda a sola.

7 - Nunca utilize um tênis pela primeira vez em um treino ou uma corrida mais longa, para evitar lesões como as indesejadas bolhas.

8 - Um tênis de corrida dura cerca de 400 a 500 quilômetros. Outro detalhe: é importante alternar o uso dos calçados, pois os amortecedores precisam de até 48 horas para voltar à sua forma original.

9 - Na véspera de um treino/prova alimente-se e durma bem. Bebidas alcoólicas podem causar desidratação, tonturas, mal-estar e aumentar a frequência cardíaca.

10 - Ao correr, olhe para o horizonte e procure dar passadas iguais.

 

 

Fonte:

Marke Deeke - Médico Ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat
Fabrício Brandão - Professor do Curso de Educação Física da PUCPR 

 

 

Dicas de Atividades Físicas