Abdominoplastia

A cirurgia plástica do abdome ou abdominoplastia é um procedimento corretivo da parede abdominal, que repara esta região funcional e esteticamente, conforme a anormalidade apresentada pelo paciente.

O acúmulo gorduroso  e a flacidez do abdome causado por grande eliminação de peso ou por gestações que geraram excesso de tecido são problemas cuja indicação é a cirurgia. A técnica cirúrgica tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura, além de restaurar a musculatura da região e proporcionar ao paciente uma melhoria no contorno total de seu abdome.

A retirada dos pontos é realizada entre 8 e 15 dias. A cicatriz resultante localiza-se sob a linha do biquíni, o que a deixa camuflada. O procedimento necessita de repouso, que pode variar de sete dias a uma semana, e deve-se  evitar o sol e esforços físicos nos dois primeiros meses.

No primeiro mês, é necessário que o paciente durma com o abdome voltado para cima e use uma cinta abdominal para ajudar a conter o edema (inchaço), bem como para reduzir a equimose (roxos). Atividades que não exijam esforço físico podem ser iniciadas após três semanas da realização da cirurgia. Os exercícios físicos serão liberados a partir do segundo mês.

 

 

O resultado final não deve ser avaliado antes do primeiro ano, uma vez que a evolução deste procedimento é lenta e, no princípio, a pele se apresenta com aspecto tenso. Após o período de recuperação normal da pele, a miniabdominoplastia apresenta resultados satisfatórios, equilibrando o contorno corporal do paciente com naturalidade.



Questões mais comuns entre os pacientes:

 

A CIRURGIA DO ABDOME DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia  localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo da quantidade de pele a ser removida. Existe também uma cicatriz circular ao redor do umbigo. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.

 

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO?

Devemos levar em consideração a evolução cicatricial, à sua consistência, sensibilidade, volume, etc. Os resultados aparecem logo após a cirurgia, mas o definitivo demora cerca de 12 a 18 meses.

 

É VERDADE QUE SERÁ FEITO UM UMBIGO NOVO?

Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Existirá portanto uma cicatriz ao redor do umbigo, que ficará quase imperceptível.

 

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

É uma recuperação tranquila, exige os cuidados de qualquer cirurgia, curativos, repouso relativo, evitar exercícios físicos, tomar as medicações, usar a cinta cirúrgica, entre outros. É muito importante evitar esforço físico excessivo, como dirigir carro.

 

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Toda cirurgia têm risco, mas raramente a cirurgia de abdome traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos em condições adequadas. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

 

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

De 2 dias (evolução normal).

Mini Abdominoplastia



Para quem não apresenta muita gordura, mas apenas pequenas sobras de pele e flacidez muscular na barriga, o procedimento indicado é a miniabdominoplastia.Este procedimento  é indicado para pacientes que buscam melhorar a aparência abdominal, principalmente a parte inferior do abdome. A cirurgia, que dura entre três e quatro horas, consiste na realização de uma incisão parecida com a de uma cesariana, rente à linha dos pelos pubianos. O cirurgião descola a pele, reposiciona a musculatura e elimina o pequeno excesso de pele. Caso o paciente possua volume levemente excedente de gordura, pode-se associar o procedimento à lipoaspiração do abdome e dos flancos, visando a otimização do resultado. Normalmente, a cirurgia é realizada com a utilização de anestesia peridural com sedação.

© 2013 Todos os direitos reservados.

​Clínica Spani Vendramin